PERFUME X COLÔNIA



Hoje minha mãe me fez uma pergunta que me deixou um tanto quanto intrigada. Ela disse assim: 'Qual é a diferência entre deo-colônia e eau de parfum?' Eu respondi o que eu sabia e então resolvi pesquisar mais sobre o assunto.

A escolha de uma fragrância é um ritual, que proporciona a descoberta do universo olfativo e das notas que combinam com cada momento. O olfato é o único dos sentidos que não passa pela triagem da razão, vai direto para o berço das emoções do nosso cérebro. Histórias, memórias e sentimentos, tudo está em um perfume. São ingredientes capturados e misturados de forma complexa, que combinam emoção e significado. Mas, ainda hoje, muitas pessoas desconhecem as características específicas de cada um deles. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

A perfumaria classifica os perfumes de acordo com o percentual de essência utilizado em sua composição, o que determina sua concentração, o poder de fixação à pele e também o tempo de proteção. Vamos conhecê-los?


Parfum (extrato de perfume): é a forma mais concentrada, entre 20 e 35% de essência. Sua fixação dura em média de 12 a 20 horas. Ele é o mais 'forte' da lista, indicado para uso em ocasiões especiais e a noite. Indica-se usar em locais estratégicos (pulsos e atrás das orelhas) e em pequena quantidade.



Eau de Parfum: varia de 12 a 18% de essência, e a fixação dura entre 6 e 8 horas.



Eau de Toilette: varia de 08 a 10% de essência, sua fixação é de 4 a 6 horas.



Eau de Cologne (deo-colônia ou colônia desodorante): é o menos concentrado, entre 3 e 5% e possui pouquíssima fixação. Esse é mais indicado para uso pós-banho. Geralmente possui notas refrescantes que prolongam a sensação de frescor, e por ser bem fraquinha, pode ser usada em todo o corpo. 

Eai, tiraram suas dúvidas? Eu esclareci totalmente as minhas. Espero que vocês tenham gostado, um BIG beijo e até a próxima!









0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião honey *-*